quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Lula adia reunião com Lupi para discutir permanência de ministro no governo

09/01/2008 - 12h51

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para a próxima semana o encontro que teria nesta quarta-feira com o ministro Carlos Lupi (Trabalho). Lula recebeu uma recomendação da Comissão de Ética Pública para demitir Lupi por acumular o cargo de ministro e a presidência do PDT.

A Folha Online apurou que Lula sinalizou a interlocutores que vai esperar que o ministro negocie sua situação com seu partido para depois decidir o que fazer.

Além disso, Lula aguarda o parecer conclusivo da AGU (Advocacia Geral da União) sobre o caso de Lupi. No final do ano passado, em análise preliminar, a AGU disse que não havia ilegalidade na permanência de Lupi no ministério. A tendência é que a mesma conclusão se repita no parecer conclusivo.

Nesta quarta-feira, o presidente se reuniu com o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, mas não recebeu dele o parecer final. A Folha Online apurou que a tendência é de o documento ficar pronto só em fevereiro.

Histórico

No dia 26 de dezembro, a Comissão de Ética Pública, ligada à Presidência da República, recomendou a demissão de Lupi por considerar que havia conflito no desempenho da função de ministro e a condição de presidente do PDT.

A Folha Online apurou que Lula ainda não recebeu a recomendação por escrito da comissão. O documento foi encaminhado ao presidente por meio do chefe-de-gabinete adjunto da presidência da República, Cezar Alvarez.

Anteontem, Lupi reiterou que permanecerá no governo apesar de se achar vítima de um "bombardeio" desencadeado pela orientação da comissão. Também avisou que mesmo que venha a ser demitido, vai se manter fiel ao governo.

Anteriormente, o ministro disse que não se sentia na obrigação de escolher entre o cargo de ministro e a presidência do PDT. Segundo sua assessoria, apenas o diretório do partido --que o elegeu presidente--, pode tirá-lo do comando da legenda. E a definição sobre a escolha e permanência de ministros caberia ao presidente, não a Lupi.

Fonte: Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u361647.shtml

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial